Torcedores, façam suas apostas
Thatiana Pagung | Thatiana Pagung | 03/07/2008 01:47:43
Nos anos 80, a revista britânica The Economist - uma das mais influentes publicações do mundo - pediu a um grupo de economistas que fizessem previsões sobre os rumos da economia mundial nos dez anos seguintes. Fez a mesma enquete com um grupo de garis. Uma década depois, cotejou as previsões. Sabe quem acertou mais? Isso mesmo: os garis!
Essa história me voltou à mente após o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, que aconteceu na última segunda-feira de junho. Pensei: será mesmo que, através da sua ordem de entrada na passarela, podemos dizer que uma e outra são favoritas? Bem, na verdade não, mas nós assim o fazemos, inclusive eu. Eu acho tão engraçado. São tantas opiniões. Bom, vamos por partes, para me fazer entender.
Assim que acaba o carnaval, começam os troca-trocas. Com isso, dependendo das mudanças, algumas pessoas já começam a dizer, por exemplo: "Olha, se "fulano" foi para lá, é porque ano que vem essa escola vem com tudo!", entre outros comentários, já querendo advinhar se uma escola ou outra virá entre as melhores ou piores.
Passa mais um tempo, e começam a surgir os temas dos enredos, sem as sinopses. Mais uma vez, começam a avaliar a escola, e já decidem até as que poderão cair de grupo.
Acontece, em seguida, o tal evento que me fez parar para pensar, o sorteio da ordem dos desfiles. E aí, então, é como se as escolas já soubessem se terão sorte ou azar, de acordo com o dia de desfile e a ordem de apresentação.
Bom, lá para agosto, teremos a apresentação dos enredos, num outro evento. Mais uma vez, os amantes do carnaval farão suas apostas, e muitos já terão esquecido até da ordem do desfile. Falarão das escolas que se destacarem na noite - e, mais uma vez, serão apontadas as favoritas, que não necessariamente têm de ser as mesmas citadas anteriormente, enquanto se analisavam apenas ordem de desfile e tema.
Passaremos em seguida pelas escolhas de sambas-enredos... Outra fase "quente" no mundo do samba, em que as emoções ficam à flor-da-pele. Nesse momento, se a escola que estiver abrindo o desfile, escolher um bom samba, já deixará de ser uma escola que teve azar no sorteio e passará a ser a escola sortuda, que levantará a avenida.
Quase terminando o ano, acontecem as festas para exibirem as fantasias. Dependendo do protótipo, a escola que, até aquele momento, não estiver com uma boa ordem de entrada, com um bom enredo, com um bom samba, mas com lindas fantasias, luxuosas, passará a ficar entre as melhores, e candidatas ao título.
Às vésperas do carnaval, então, já começam a aparecer até as supostas campeãs, só pelas visitas aos barracões.
Bem, a essa altura, tanto faz se a escola estará abrindo ou fechando o carnaval.
Deveríamos arquivar os comentários que nós, especialistas, fazemos a cada evento que antecede o carnaval, para que possamos ter noção mais exata de como é difícil antever o que se passará na avenida. Não há ensaio, protótipo, sorteio, samba-enredo, enredo que antecipe a campeã do carnaval. E que bom que seja assim! Nada mais chato do que algo previsível.
|
Topo
Postado por:Vera Calvet | 11/07/2008 09:59:29
Querida Thati. Mais uma vez com inteligência, sensibilidade e bom humor que lhe são característicos faz uma observação importantíssima acerca de algo típico do comportamento humano que é o "achismo" que gera expectativas. Concordo com você minha linda! Nada mais chato do que algo previsível e cercado de tantas expectativas, que provavelmente crie na suposta campeã, um ar de "já ganhei" e talvez isso retire um pouco a energia e o brilho, além da garra da escola e a faça entrar na avenida com ares de tédio, peso ou sensação de passado! Fato é que sem a energia de "tudo ou nada", da entrega total ao momento, seja em um desfile ou em qualquer evento da vida, o "certo" se torna duvidoso e sempre ganha quem está totalmente entregue e livre no momento presente. Parabéns pelo texto!
Postado por:Tô com saudades de tú meu desejo | 10/07/2008 08:59:50
Parabéns !! Eu gosto de ler algo claro e objetivo e essa menina, mostrando o talendo dessa forma, mostra que é grande demais.Parabéns !!! Estou orgulhoso, em nome do samba !!!
Postado por:Paulo Roberto Ribeiro Barros | 10/07/2008 00:06:49
Valeu minha rainha, concordo com vc em nº e grau. Beijos e parabéns. Paulão Velha Guarda
Postado por:marlucia camacho | 07/07/2008 16:36:33
Thatiana sua matéria retrata bem o que acontece com nós torcedores, em nossas comunidades estamos sempre discutindo sobre os assuntos, a ordem do desfile é o assunto atual, e muitos acreditam sim que interfere na avaliação dos jurados, mas como disse, até o carnaval os assuntos serão mudados, conforme as programações, o mais engraçado é com referências as visitas ao barracão, pq muitos esquecem que beleza de carros não é tudo, falta muita coisa a ser julgado, mas o que seria de nós torcedores se não tivéssemos estes assuntos rs. É nossa rainha vcs que falam o ano td sobre nosso carnaval, estão de parabéns pq nos suprem da falta que sentimos dele.
Postado por:SARA COUTINHO | 06/07/2008 17:17:16
Bem, minha Rainha, inteligente o que vc coloca! Obvio que se espera muito, como se trabalha, e nem sempre o resultado é o que esperamos. Na verdade, as apostas sao feitas o ano todo, mas... jurado é igual a bumbum de crianca, nunca se sabe o que sairá da cabeca dele! Que ganhe a melhor, independente de ordem, de dia!
Postado por:Colorado | 06/07/2008 16:08:52
Bah!que guria inteli.
Postado por:MAGNO JACARE | 06/07/2008 00:37:08
MAS ACHO QUE NOSSOS COMENTÁRIOS DINAMIZAM O MUNDO DO SAMBA... QUE Ñ SE RESUME AO MOMENTO AVENIDA ....INFELIZMENTE OU FELIMENTE; Ñ SEI O POVÃO SEMPRE CHEGA PRÓXIMO NAS SUAS APOSTAS ....Ñ SIGNIFICA QUE ACERTA... ISSO É SHOW! NÓS QUE GOSTAMOS DE SAMBA TEMOS DE SER BASTANTE CUIDADOSOS COM O QUE FALAMOS ...POIS TUDO GERA "PANO PRA MANGA"E ABRE VERSÕES INTERESSANTES ....
Postado por:Izabel Cristina Cordovil da Rosa | 05/07/2008 23:37:27
Eu concordo com tudo que você disse.E a respeito dessa crendice de que a ordem do desfile influi na escolha do que será a melhor escola e uma crendice criada e praticada por todos nós,embora saibamos que isso nada tem a ver.
Postado por:clebson | 05/07/2008 13:36:10
VOCE TA COM RAZAO CARNAVAL SE GANHA NA HORA,O RESTO É HISTORIA.
Postado por:Toni | 05/07/2008 09:00:48
Magno Jacaré a única desinformação sua foi colocar a POrtela na condição de 'pequena', no resto acertou na mosca. A Portela (mesmo com os erros técnicos) acumula mais uma garfada. A PORTELA foi a única a ser ovacionada na avenida. Repararam? Agora cabe a NILO, fazer outro carnaval fantástico, isto é, granaaaaaa! p.S.: as bandeirinhas distribuidas pela Manga não vale como ovação.
Postado por:MAGNO JACARE | 05/07/2008 00:06:51
ENTÃO ACHO ...QUE ~CADA ESCOLA É VISTA DE UMA MANEIRA EXCLUSIVA...Ñ ACREDITO NA COMPARAÇÃO...E SIM NAS SUAS APRESENTAÇÕES DO PASSADO!
Postado por:MAGNO JACARE | 04/07/2008 23:59:18
seria um desastre , acho que nem ao sábado a beija voltaria!
Postado por:MAGNO JACARE | 04/07/2008 23:56:37
UM FATOR QUE EU ACHO QUE É ESQUECIDO ...CHAMA-SE IMPACTO DAS MENORES ....SE AQUELE CARNAVAL DA PORTELA FOSSE APRESENTADO PELA BEIJA-FLOR ...SERÁ QUE A BEIJA FICARIA NO 4 LUGAR ?....
Postado por:Mario Jorge | 04/07/2008 20:07:18
Olá Tatiana, Sou amigo do Thiago na OI e resolvi enviar um comentário. Com relação ao que que você desreve acima, acho que muitas destas previsões acontecem porque boa parte da imprensa especializada em carnaval, não sei com que interesse, elege as suas escolas "queridinhas" e estas tudo que fazem é lindo e maravilhoso, enquanto as outras escolas por mais que mereçam elogios, não são elogiadas nas várias fases citadas por você. Observo que isto continua ocorrendo também depois do desfile. Este ano assisti pessoalmente os desfiles na sapucaí e constatei que no dia seguinte, a imprensa colocava de forma absurda entre as favoritas escolas que tiveram sérios problemas no desfile, inclusive com quebra de carros e buracos enormes na pista em detrimento de escolas que fizeram excelente desfile. Enfim a imprensa como formadora de opinião, se não tiver uma opinião imparcial, induzirá as pesoas que não conhecem desfile de escola de samba. Um grande abraço
Postado por:Lau | 04/07/2008 15:35:24
Queria ver a performance da beija flor sendo a 1ª desfilar. Tati,enquanto na liga estiver um inimigo da Mocidade -um das finanças que foi vice do Nestor, chamado Américo- a Mocidade pode desfilar até sózinha que não ganha dela mesma.Fora isso,obrigada por este ,mais um,lindo texto.
Postado por:bombeiro | 04/07/2008 14:08:39
Amo a Beija Flor de todo o coração, mas realmente não dá prá acreditar que ela tenha desfilado sem erros. Da forma como são julgadas as escolas menores tipo a Sâo Clemente com todo rigor, deveriam também ser julgadas as "grandes", que simplesmente passam na avenida como um desfile militar. Há pré julgamento sim.
Postado por:FERNANDO MOCIDADE | 04/07/2008 10:09:38
É Thati você está certa, ordem de desfile não ganha carnaval não importa se é a 1* a 2* etc...o que ganha é um belo desfile da escola. A Beija-Flor foi a ultima a entrar na avenida foi lá e papou o carnaval e realmente estava uma maravilha. Não intereça se a Mocidade vai desfilar depois da Vila e antes da Beija-Flor, tem é que superar isso tudo e apresentar na avenida um belo desfile que a muito está devendo, pois Mocidade é Mocidade e eu quero sentir o gostinho de gritar É CAMPEÃ. BJSSS.
Postado por:Denise (São Clemente) | 04/07/2008 09:19:27
Só com as sinopses, escolhas de enredo, pritótipos e sambas realmente fica difícil fazer prognósticos. Mas existem promessas. Por exemplo, a sinopse divulgada pela Grande Rio é bem rica e deve causar um bom impacto visual, o céu da Tijuca se desenhou de forma muito homogênea e interessante, o tambor do Salgueiro causou entusiasmo, especialmente nos torcedores da escola, a Mangueira, com a força que tem, com certeza vai vir mordida pela péssima colocação em 2008, a Vila tem um enredo fantastico e um carnavalesco competente...O único enredo anunciado (ainda não fechado) que causa um certo "preconceito" de plano é o tal Chile que pode vir pela Mocidade. Mas vamos aguardar os acontecimentos...
Postado por:BADR | 04/07/2008 09:11:37
Thati, concordo plenamente com a idéia, e o caso da pesquisa do The Economist apenas ressalta isso. Mas existe uma previsão que em toda era Sambódromo sempre se mostrou certeira: todas as escolas que sobem do Grupo de Acesso e abrem os desfiles de domingo são rebaixadas. Vamos ver se o Império consegue mudar essa escrita... Abração a todos!
Postado por:Denise Benevides | 03/07/2008 21:19:56
Concordo com vc, acho que não tem como se ter certeza de quem vai ser campeã ou vai descer antes do desfile. Por mais que digam que tem carta marcada se um carro alegorico quebrar ou se acontecer algum imprevisto na hora do desfile que faça com que a escola perca ponto, não tem como ela ser campeã. Mas uma vez parabéns pelo brilhante texto. Que Deus lhe abençoe...bjs!!!
Postado por:Clêi C. | 03/07/2008 17:37:58
Isso é que é um bom texto, um boa avaliação, extremamente imparcial. A colunista Thatiana Pagung está de parabéns, muito bom o texto!
Postado por:Penelope | 03/07/2008 16:17:53
Exatamente , é neste sentido que eu falo de mesmice , cada um sente e curte as escolas de samba de forma diferente, os sambistas e saudosistas , criticam ; os jornalistas (que se julgam especialistas) comentam; as oportunistas , aproveitam a mídia para se lançar e vender sua imagem (ou outras coisas); uns se julgam artista e o são pelo menos até quarta-feira de cinza; e o folião há ... este curte cada momento com total alegria e descontração , este é o unico e verdadeiro beneficiado com o carnaval , pois está fora da máquinda de fazer dinheiro, vai lá e desfila e torce para a sua escola simplesmente.... seja lá qual for o patrocinio, o enredo, e os blás,blás, blás que alimentam a vida, o bolso e a imagem de uma meia duzia de aventureiro.
Postado por:Samuel Silva Pereira | 03/07/2008 15:08:50
Elidio foi o que eu disse o que conta é a grana, nao conta mais samba, enredo, bateria, conta a grana... por mais que a São Clemente esse ano fosse bem, ou mesmo a Porto da Pedra não teria como... e sabemos quem são as favoritas pra 2009, são as mesmas de sempre e sabemos que Império e Porto da Pedra vão lutar pra não cair por melhor que elas vão.
Postado por:Dado Mendes | 03/07/2008 14:46:50
Não fugindo ao tema..que Pagung nos relembra ..realmente as coisas so estao começando e é por ai que se constroi uma campea entre esse ciclos do samba ...que vem agora de junho e so acaba na quarta de apuração...nao importa que o cetro durante o "ciclo" o cetro de campeã passe entre 10 escolas..rsrrs o importante é fazer sua avaliação.. pobres leigos..rsrs acho que o bom mesmo e ver sua escola...cantar seu samba...sambar com ela..se der ate poder sair com ela.... chorar por ela ...pois é sua escola e que ela faça um bom desfile no seu coração ...o que vier é lucro!!! abração a todos!!
Postado por:Elidio Jr | 03/07/2008 13:28:01
Ah, deixemos de purismo... o carnaval já entra na avenida definido... mesmo que não o campeão, mas os favoritos... ou alguém se engana de que os jurados são mais benevolentes com as grandes? No último carnaval, por exemplo... Se a Porto da Pedra tivesse feito aquele desfile horrível que a Mangueira fez, certamente cairia... E se a Mangueira tivesse feito o que a Porto fez teria melhor sorte... qual a diferença?...a bandeira!...ou alguém aqui já se esqueceu daquele ano que resolveram salvar a Portela? AMO desfilar e assistir...sigo desfilando e assistindo... mas o resultado...kkkkk...olhem as justificativas dos jurados e elas falam por si!
Postado por:Samuel Silva Pereira | 03/07/2008 11:29:46
Infelizmente não é ordem de desfile, nem samba, nem enredo, nem bateria o que ta contando no carnaval é o investimento altíssimo que algumas escolas, principalmente a Beija-Flor faz.... como dizia um samba de uma pequena escola aqui de São Paulo na qual tenho orgulho de ser ritimista "e no carnaval o sambista é trocado pelo vil metal"
Postado por:"Jurado(de morte?) | 03/07/2008 10:12:32
Uma correçao: Esse texto nao foi postado por esse Vinicius. Houve algum erro, ao colar o texto.
Postado por:Jurado (de morte? ) | 03/07/2008 10:04:27
Galera, eh um equivoco essa Boate Grande Rio constar em qualquer grupo! Pra começar nao tem nada a ver com samba. Eh uma especie de brinquedo dos afortunados, uma confraria de famosos (Ridiculos turbinados de silicone e botox), uma versao "caras" do carnaval. Uma banalizaçao do ritmo, de uma instituiçao que custou o suor da luta de PAULO DA PORTELA, HEITOR DOS PRAZERES , ISMAEL SILVA, CARTOLA... (Zeca 'Pagodim' compos que obra na vida? Eh o artista dessa boate?!" Um desserviço! Postado por:vinicius | 03/07/2008 08:58:05
Postado por:Thiago Knust | 03/07/2008 09:40:01
É verdade, as pessoas julgam carnaval! Não minha opinião não devemos julgar! Os profissionais que estão atuando nesse mercado(Carnavalesco, coreógrafos, diretores, entre outros) estão cada vez mais qualificados para o cargo pois a cada dia que passa nós cobramos mais e mais e o evento cresce e vem mais perfeito! Tivemos o retrato dessa realidade no ano de 2008, tanta escola maravilhosa, perfeita e olha ai, muitas nem vieram nas campeãs por falhas técnicas! Galera carnaval se ganha e se perde na avenida! Não adianta contar vantagem antes! Bju da Vila
Postado por:Portelense | 03/07/2008 09:26:32
A ordem de entrada tem sido derminante, salvo um ou outro ano perdido. Entao, 2009 vai ser uma prova de fogo, pra gente medir se os jurados relamente estao de rabo preso em 'AS FAVORITAS' , mas que vem no Domingo e principalmente uma certa escola riquissima mas com alto indice de "A REJEITADA'. Ta na hora da onça beber agua, senhores jurados: o fator emoçao, alegria, bom gosto, tradiçao, enfim Escola e nao, Empresa, voltar a ganhar carnaval.
Postado por:Moniquete | 03/07/2008 09:02:42
Thati, previsível as escolas estão a muito tempo, basta acompanhar os comentários, sobre mesmice e falta de irreverência, releitura, etc... a característica do carnaval atual é esta mesmo. Em relação a bolsa de aposta é normal que se julgue os preparativos, as estruturas, as disputas enfim , todo o evento já que é uma festa popular e a única oportunidade de anônimos se sentirem parte de algum acontecimento e expressarem suas opiniões, e para outros de aparecerem de carona na mídia. Grande abraço.
Postado por:Denise (São Clemente) | 03/07/2008 08:34:05
Thati, concordo em parte. Assim deveria ser mesmo, pois não se pode avaliar partes de um todo, que só se concretiza na avenida. Mas os últimos resultados, tem revelado que algumas escolas mantém uma regularidade perante o juri, que não condiz com o que acompanhamos na avenida. Que bom que vc voltou, estava sentindo falta dos teus comentários.
Postado por:Renato Bandeira | 03/07/2008 03:14:49
Thatiana, como mais um de seus mais de 50 mil fãs número um. Só posso te parabenizar por mais um texto brilhante. Como já lhe disse antes, você é um nobre exemplo da rara combinação de beleza e inteligência. Lembro apenas que, para alguns, os sorteios da ordem dos desfiles, servem para saber quem poderá ser convidado para abrilhantar o desfile de escolas menores, sem comprometer seus desfiles nas grandes escolas.























